Omnicanalidade e Marketing Automation, um match perfeito.

O que é omnicanal?

“O Omnichannel é a expressão harmônica da visão do consumidor por meio de dados. Os canais estimulam ou reagem no seu relacionamento ou processo de compra sem atritos”.

Hernán Litvac, cofundador da icomm.

Uma primeira abordagem ao omnichannel.

Para alcançar uma estratégia omnichannel, o marketing deve apresentar uma proposta consistente em todos os canais de comunicação utilizados. Os canais não devem competir entre si, mas se complementar e trabalhar para cada etapa do ciclo de vida do usuário. 

Uma estratégia omnichannel se concentra principalmente na experiência do usuário. Uma estratégia multicanal visa atender seus clientes por meio de vários canais de forma independente, sem integrar um ao outro. A estratégia omnichannel é orgânica abrangente e contínua. Um exemplo de omnicanalidade ocorre quando um cliente, independentemente do canal que escolher, recebe um tratamento unificado. 

A grande chave para o omnichannel é a integração. 

Por que Automação de Marketing e Omnichannel andam de mãos dadas?

As ferramentas que compõem a icomm Unified Marketing Cloud permitem o rastreamento e monitoramento dos ciclos de vida do consumidor em tempo real. A icomm recebe dados constantemente e as ferramentas que a compõem estão sempre operando com essas informações para gerar fluxos automatizados. 

No contexto atual de aceleração digital, a Automação de Marketing facilita a segmentação e a personalização no marketing one-to-one. Os canais que fazem parte da icomm são orientados para o omnichannel, oferecem processos automatizados e uma experiência de qualidade e abrangente para o usuário. 

Hoje, o marketing centrado no cliente, sem dúvida, impulsiona o crescimento. 

Segmentação e personalização.

Para alcançar a segmentação e personalização corretas dos consumidores que compram de nós online e offline, devemos falar com a pessoa certa no momento certo. Nesse sentido, será fundamental priorizar os esforços para obter dados sobre os usuários, conhecê-los em profundidade e ter ferramentas que nos permitam processá-los.

Para atingir bons níveis de segmentação precisamos de capacidade de processamento. Nesse sentido, a tecnologia constitui um valor essencial para alcançar o alto desempenho. Hernán Litvac, cofundador da icomm junto com Leonardo Faigenbom, destaca que na icomm usamos frequentemente o termo “dinâmico” quando falamos dos segmentos, pois eles devem acompanhar a dinâmica de nossos consumidores”.

Um passo acima da segmentação encontramos a personalização, uma vez que podemos acompanhar o comportamento dos usuários, poderemos enviar-lhes informações relevantes, vinculadas aos seus gostos e interesses, conseguindo assim maiores taxas de abertura e conversão. Litvac ressalta que após investir dinheiro na segmentação de nossos públicos, devemos criar mensagens personalizadas para cada um. Desta forma, podemos alcançar uma segmentação real de 1 para 1. A automação de marketing permite que uma empresa execute todas essas tarefas com o mínimo de intervenção humana.  

Automatize para alcançar estratégias eficazes. 

Recomenda-se implementar a Automação de Marketing para automatizar todas as atividades que envolvem processamento de dados e estão vinculadas ao tempo: segmentação de bancos de dados, avaliação de eficácia, melhoria da experiência do usuário por meio de ações omnichannel e realização de práticas de nutrição e pontuação de leads. 

Num contexto de aceleração digital, os clientes exigem cada vez mais que as marcas estejam preparadas para lhes prestar um atendimento personalizado e corresponder às suas expectativas. 

Uma empresa que deseja propor uma estratégia de marketing centrada no consumidor precisa pensar em omnichannel. O objetivo principal será unir a experiência online e offline para fornecer uma estratégia abrangente que gere um diferencial para os clientes. 

Nesse sentido, a Automação de Marketing é um fator significativo no omnichannel. Por isso, as empresas devem ter tecnologia que permita implementar dados omnichannel, entender a demanda de cada consumidor. 

“Os consumidores buscam experiências omnichannel sem atritos e exigem que as marcas tenham os produtos que procuram disponíveis, tanto online quanto na loja física” 1

É preciso conectar as expectativas dos usuários com sua experiência real com a marca. Dessa forma, um maior engajamento com o público será alcançado. 

O omnichannel exige desenvolvimento estratégico e investimento em tecnologia para integrar todos os canais de conteúdo e comunicação da empresa para melhorar a experiência do usuário. 

Alcance a omnicanalidade tão esperada. 

Para alcançar o omnichannel, devemos pensar em nossa estratégia com base nas necessidades do cliente. Os canais de comunicação devem fazer parte de uma estratégia centrada no cliente. 

Uma vez que propusemos uma estratégia centrada no consumidor, poderemos automatizar processos e desenvolver ações em tempo real que incluam ações conjuntas e envolvam diferentes canais que se complementam e têm uma função específica em cada etapa da jornada do consumidor. 

A nuvem unificada de marketing da icomm cria um ambiente omnicanal de processamento de dados e informações que trabalha com a pegada dos usuários nos sites, com o comportamento de campanhas de Email Marketing, Web Push Notifications e outros pontos de contato. 

Dessa forma, a icomm permite uma visão mais completa e complexa dos consumidores por meio de processos automatizados e ferramentas específicas que permitem que a experiência seja omnichannel, ou seja, totalmente abrangente, contínua e sem atritos. 

1 https://www.thinkwithgoogle.com/intl/es-419/insights/recorrido-del-consumidor/3-consejos-para-accompanying-los-consumidores-in-their-new-purchase-paths /