Por que usar a análise RFM?
Este ano, ao traçar sua estratégia de marketing, você precisará estar atento às tendências que se posicionaram em 2021 junto com a transformação digital.
Os consumidores devem ser o centro de sua estratégia. O vínculo com as marcas mudou e você deve ter ferramentas para conseguir maior conversão e fidelidade.
O que é análise RFM em automação de marketing? Como o usamos no icomm?
RFM é uma técnica que permite uma segmentação avançada de clientes e usuários.
A partir da análise dos hábitos de compra e comportamento dos clientes, são definidas as estratégias de marketing e vendas adequadas.
No icomm, Implementamos análises RFM, simplificando o trabalho dos nossos clientes e gerando resultados diretos e mensuráveis. Com essa análise, podemos medir a atividade recente do cliente, a frequência de compra e o valor monetário. É importante lembrar que a nossa equipe de atendimento de clientes analisa essas informações diariamente, em relação a diferentes períodos de tempo, e as traduz em estratégias de marketing.
Encontramos o RFM a partir dos seguintes valores:
- RECÊNCIA: Quando o usuário fez a última compra?
É calculado com a seguinte fórmula.
Data de análise RFM – última data de compra = x
A data é definida de acordo com o dia em que a análise é feita.
- FREQUÊNCIA: com que frequência o usuário compra em nossa loja?
- MONETÁRIO: Valor monetário ou despesa total de um cliente.
A técnica RFM é fácil de manter em uma empresa focada no marketing omnicanal. Permite medir ON e OFF-line em escala e que as empresas tenham uma visão global do comportamento de seus clientes. Gera resultados mensuráveis a curto e longo prazo e é aplicável a toda a base de dados de clientes.
O método RFM
Existem muitas maneiras de realizar a análise RFM em sua estratégia de automação de marketing. No icomm, calculamos e medimos as três variáveis, em um determinado período, e atribuímos a elas um valor entre 1 e 5.
A partir da análise desses valores, são determinados 125 segmentos que permitem a classificação do público. Cada um desses segmentos possui um nome que corresponde ao comportamento de seus consumidores. Este tipo de segmentação é avançado e preditivo.
No icomm, oferecemos a única solução do mercado capaz de processar milhões de transações omnicanal e criar segmentos e microssegmentos dinâmicos. Isso ativa um modelo preditivo e de propensão.
Quais são os segmentos que podem ser definidos a partir da análise RFM?
- Seus melhores clientes
Essa segmentação precisa que você reforce seu sentimento de pertencimento, para oferecer-lhes experiências e promoções exclusivas. São clientes que você tem que fazer se sentir especial.
- Clientes campeões
- Clientes fiéis
- Clientes potencialmente fiéis
- Clientes alerta
Você deve oferecer a esses clientes promoções que favoreçam a mudança de segmento. Por exemplo, um pacote personalizado de descontos diretos. Mantenha-os atualizados com as novidades e faça com que sejam parte do lançamento de produtos.
- Clientes que você não pode perder
- Clientes em risco
- Clientes que precisam de atenção
- Clientes promissores
- Novos consumidores
- Clientes na corda bamba
Você deve dar motivos para eles permanecerem. Mostre por que seus produtos ou serviços são melhores do que a concorrência, envie promoções ou descontos vantajosos a longo prazo.
- Sleeping Clients Sleeping
- Clients
Uma vez que os clientes são classificados em segmentos, eles podem ser exibidos em uma grade de freqüência-recorrência. Nesse caso, são desenvolvidas técnicas específicas de Marketing e Vendas para cada grupo de clientes.
Quais são os benefícios de segmentar usando a análise RFM em sua estratégia de automação de marketing?
- Elimina a sensação de Spam, pois são planejadas comunicações adequadas para cada segmento.
- Ajuda a detectar clientes inativos.
- Permite propor incentivos aos clientes que estão próximos de efetuar uma compra.
- Facilita a identificação dos clientes mais fiéis à marca.
- Favorece a segmentação das promoções de acordo com o processo de compra em que o cliente se encontra.
Personalizar sua mensagem ajuda a aumentar as conversões.
Customizar campanhas de acordo com o tipo de segmento faz parte do processo de acompanhamento do consumidor em sua jornada digital. Por meio da segmentação, podemos chegar ao cliente correto, com a mensagem correta.
As ferramentas icomm permitem que você se adapte e faça o contato com o seu público de forma adequada.
Aprenda mais sobre a técnica RFM e como aplicá-la em suas próximas ações.