O poder da microsegmentação e a personalização em tempo real

O cofundador da ICOMM, Hernán Litvac, realizou uma palestra no 16 Encontro Nacional Retailer (ENR16) sobre a importância de segmentar e identificar os clientes para as campanhas de email marketing.

“A nossa empresa nasceu como uma plataforma de email marketing, mas hoje somos uma ferramenta completa de automação que trabalha com as bases de dados dos clientes, e não com audiências pagas -como são as campanhas do Google ou Faceboook. Conforme conhecem os seus clientes, as marcas entendem que não precisam fazer campanhas para conseguir esses contatos que já estão na base. A nossa tecnologia oferece uma solução para que os clientes sincronizem as suas bases de dados para definir melhores segmentações. O objetivo sempre é melhorar as conversões e isso pode ser alcançado por meio de segmentações e personalizações”.

A palestra também abordou métodos que devem ser evitados. “Um erro frequente é não segmentar, ou seja, mandar as comunicações para todos os clientes. É fundamental entender o tipo de comunicação que cada consumidor deve receber. A ICOMM, por exemplo, entre outros critérios trabalha com a metodologia RFM incluída na plataforma para melhorar as estratégias de segmentação. Esses dados são processados continuamente e geram informações valiosas que podem ser usadas em tempo real”.

Para finalizar, Litvac detalhou: “É preciso entender o ciclo de vida del consumidor. Se ele comprou em uma categoria, por exemplo, uma boa estratégia é oferecer outro tipo de produto. Se a mesma estratégia for usada durante o ano inteiro, o cliente não responderá como o esperado porque este é um processo em movimento constante”.

 

FONTE: WEBRETAIL, 05/2018.