A Automação de Marketing é um sistema que utiliza a tecnologia para otimizar as estratégias estruturando os processos em um software que executa ações de forma automática. Essas plataformas agilizam, automatizam e medem todas as etapas correspondentes, principalmente quando são reiterativas com o tempo.
Com a implementação dos processos, as organizações conseguem uma maior personalização da suas mensagens e, ao mesmo tempo, podem realizar campanhas omnichannel. Como resultado, os prazos são reduzidos e os resultados otimizados.
Por isso, é recomendável automatizar todas as atividades de processamento de dados e, principalmente, as ações que estejam vinculadas com a temporalidade. Também é fundamental segmentar as bases de dados, acompanhar os resultados em tempo real, melhorar a experiência do usuário com um ecossistema omnicanal e realizar práticas de Lead Nurturing e Lead Scoring.
Depois de estabelecida a meta, o recomendável é contar com uma base de dados que possa ser segmentada para que seja mais simples realizar disparos com conteúdo personalizado para os nossos leads. Depois disso, é possível começar a preparar um quadro no qual estejam os disparadores das ações que queremos que os nossos leads realizem. Por exemplo, se um lead preencher um formulário, o que acontece depois?
Esse tipo de ações apresentam uma ótima performance porque são completamente personalizadas de acordo com o seus interesses e comportamento dentro do eCommerce de la marca.