Como parte da sociedade como indivíduos, e ao mesmo tempo como empresas, prestamos serviços ou vendemos produtos que atualmente precisam se adaptar ao contexto. Para isso, devemos estar mais comprometidos do que nunca.
Por onde começar?
> Consumir informação apenas de fontes confiáveis como a Organização Mundial da Saúde (OMS), orgãos oficiais ou imprensa com credibilidade. Saiba mais sobre essas fontes.
> Conhecendo manuais de crise que poderão ser guias sobre os passos a seguir, como o Guia de comunicação para líderes sobre o COVID-19 elaborada pela OPS e a OMS em fevereiro de 2020 diante da pandemia.
> Conhecendo diversas recomendações de referentes da indústria como Forbes : “Leading In The Midst Of Uncertainty”, 17-03-2020.
E também respeitando todas as ações necessárias de proteção e cuidado com colaboradores e parceiros; temos que continuar oferecendo contenção e atenção aos clientes.
Lado a lado com os seus clientes
Na ICOMM, sempre reforçamos a importãncia do timing e conteúdo relevante em todas as comunicações corporativas.
Hoy más que nunca, te sugerimos que toda información que compartas sea clara y esté actualizada.
Se a sua empresa vende produtos e realiza os envios, inclua informação sobre as medidas adotadas nas instalações, manipulação dos produtos, disponibilidade de estoque, logística, seguimento de envios, e canais de comunicação.
Heineken España é um bom exemplo de caso que, diante do contexto COVID-19, ofereceu ao setor hoteleiro o Guia HEINEKEN para restaurantes e bares. O material conta com informações de higiene, gestão dos colaboradores e otimização de custos. Também foi criado o conceito de Aula Aberta. Um espaço com webinars para profissionalizar o negócio hoteleiro e publicar informações sobre a pandemia.
No caso de serviços, esclareça sobre as possíveis mudanças, demoras, e defina os canais de contato com horários de atenção por consultas e vendas.
O Banco Macro, da Argentina, por exemplo, rapidamente comunicou como seria a adaptação. Nessa ocasião, nem mesmo o Governo havia decretado a quarentena obrigatória no país (21/03/2020) e poucas organizações estavam entendendo a dimensão da pandemia.
Gestão estratégica por canais
- No caso de empresas omnicanais (se existe uma comunicação coordenada) com um cultura customer centric, podemos considerar um cenário privilegiado. É o momento de adaptar e otimizar de maneira ágil os processos existentes.
- Se a empresa não conta com canais online e físicos integrados, é preciso intensificar o foco no consumidor por meio dos canais digitais no momento.
- Se a organização não conta com plataformas de email marketing e redes sociais, a recomendação é mais do que nunca acelerar o processo para administrar as audiências primárias e aproveitar os canais que contam com o custo mais eficiente.
Entre em contato com a equipe da ICOMM para otimizar ainda mais as suas estratégias. Sabemos que com uma visão especializada externa podemos colaborar com ideias e dados para ativar novas estratégias neste momento de pandemia. Conte com o nosso time!