O Email Marketing, diferente dos anúncios nas redes sociais ou display, nunca teve formatos ou exigências obrigatórias para suas imagens e seu conteúdo.
Apesar disso, na ICOMM, acreditamos que técnicas para o layout do HTML e a otimização são boas práticas para melhorar os resultados. Estas são algumas diferenças do Email em relação aos outros tipos de formatos digitais:
- Não limita a quantidade de texto que deve ser colocado em uma peça.
- Não exige um aspect ratio específico.
- Ainda que é recomendável que tenha uma largura de 600 pixels, não há uma recomendação clara sobre a sua altura.
- Os filtros dos transportadores (Hotmail, Gmail, Yahoo, etc…) não podem analisar as imagens do HTML.
- Não existe um processo de aprovação ou impedimento do conteúdo ao enviar um email (existe o filtro de spam, mas que é um processo mais de classificação do que de aprovação).
Reduzir o tamanho dos emails é uma prática cada vez mais adotada. Essa tendência tem relação com o aumento do uso mobile por parte dos consumidores. Além disso, o aumento do número de estímulos de publicidade faz com que os clientes leiam as mensagens em um tempo menor.
Peças HTML que sejam lidas em poucos segundos: Dicas e orientações
- Coloque foco no relevante, comunique em um espaço reduzido.
- Nunca pense que você está otimizando uma peça. Na verdade, você está otimizando uma linha de pensamento: o Email é um intermediário entre o site e o cliente. Por isso, o objetivo principal do email é gerar cliques.
- Crie um nome para os seus eventos e promoções, isso faz com que se conheça a essência da ação e os consumidores criem conclusões e decisões mais facilmente.
- Use palavras descritivas.
- Faça um assunto curto: Reserve os primeiros caracteres para a informação mais importante. A oferta de valor deve ser comunicada nas primeiras 4 palavras.
Para medir os resultados de novas peças, recomendamos que o critério de avaliação seja o CTOR.
Por Lucas Vargas, Account Strategist, ICOMM Colombia
FONTES:
Top 10 email trends 2018 – Vue.ai Trend Study.pdf
Top 10 Trends That Will Power Email Marketing in 2018
Email Marketing: Ejemplos reales de estrategias que funcionan